Para garantir que os nossos filhos tenham um sorriso lindo, saudável e com dentes fortes, os cuidados devem começar desde cedo. A ingestão em excesso de alimentos com muito açúcar pode ser um risco para a saúde bucal da criança e contribuir para o aparecimento das temidas cáries!

Alimentos saudáveis para os dentes das crianças
O leite e seus derivados são essenciais na alimentação infantil para uma boa formação óssea e principalmente dentária. Digo isto, porque o Esmalte dentário é o tecido mais duro do nosso corpo e é praticamente imutável ao longo da vida, isto é, quando ele é bem formado e bem cuidado nos primeiros anos de vida (até os 12 anos de idade).
O dente permanente que nasce aos 6 anos será o mesmo aos 110 anos de idade, basta cuidar bem. A principal causa das cáries não é a quantidade de açúcar na alimentação, mas sim a frequência com que ele é ingerido ao longo do dia, seja em comidas ou em bebidas. Assim sendo, deixe os doces para a hora da refeição.
Se quiser oferecer um lanchinho entre as refeições, tente opções salgadas, como queijos, torradas, pão, frutas frescas e palitinhos de legumes.
Você também deve:
  • Evite dar refrigerantes e sucos adoçados, principalmente entre as refeições, na hora de dormir ou durante a noite.
  • A cárie pode ocorrer se a criança passar muito tempo tomando mamadeira.
  • Lembre-se também de que bebidas prontas, como sucos de caixinha, chás e outros, na maioria das vezes contêm outros tipos de açúcar, frutose ou glicose, que são tão prejudiciais aos dentes quanto a sacarose do açúcar comum.
  • Mantenha sempre uma alimentação saudável e balanceada para seu filho.

“O Sorriso é a Alegria da Alma, Preserve esta Alegria…” Sorria Sempre!



Imagens retiradas do Google